29 de mar. de 2014

REGULAMENTO PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS

PRAZO DE ENTREGA DOS RESUMOS: 27/04/2014
A comissão organizadora da VI Jornada Unime de Odontologia, publicará um volume dos trabalhos selecionados e apresentados no evento em Anais eletrônicos a serem disponibilizados no Blog do curso: www.odontounime.com.br. O requisito para divulgação do trabalho consiste em que o mesmo represente, de fato, contribuição científica. A temática tratada deve ser relevante e pertinente ao contexto e ao momento. O desenvolvimento deve ser consistente com princípios de construção científica do conhecimento. A conclusão deve ser clara e concisa e apontar implicações para a prática odontológica, sendo de inteira responsabilidade do(s) autor (es).
OBS: A VI jornada será um evento interno e só contemplará trabalhos científicos dos graduandos da própria instituição.
OBS: Os apresentadores inscritos devem estar em inteira disponibilidade nos dois dias do evento, pois não haverá escolha do dia e horário de apresentação.
REGRAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS NA VI JORNADA
Os trabalhos podem ser inscritos na forma de PÔSTER, TEMA LIVRE, MESA DEMONSTRATIVA, FÓRUM CLÍNICO OU FÓRUM CIENTÍFICO, com no máximo 06 (seis) autores, incluindo o apresentador e o(s) orientador (es);
O prazo para inscrição do resumo é até o dia 27/04/2014, devendo ser DIGITADO DIRETAMENTE NO PROGRAMA WORD e ENVIADO APENAS PARA O E-MAIL: trabalhos.jornadaunime@gmail.com, de acordo com as instruções deste regulamento;
É obrigatória a inscrição no evento como condição indispensável à inscrição do(s) trabalho(s) e publicação nos Anais Eletrônicos; a inscrição no evento pode ser feita com os acadêmicos da comissão organizadora e/ou na sala do Centro acadêmico no prédio da clinica escola de odontologia de acordo com horários publicados no local;
A comissão científica apreciará os resumos a serem aprovados e comunicará através do blog a relação de aprovados com a data e horário da apresentação. A não contemplação do tema na abordagem do resumo, erros gramaticais, ortográficos e de digitação poderão conduzir à indicação de correção do resumo ou à rejeição do trabalho.
ATENÇÃO:
Apenas 40 pôsteres, 40 mesas demonstrativas, 10 temas livres e 10 fóruns científicos e/ou clínicos serão escolhidos para os dois dias do evento de acordo com a avaliação da comissão cientifica sob sigilo;
Cada inscrito poderá se inscrever em mais de um trabalho seja ele para pôster, mesa demonstrativa, tema livre, fórum cientifico e fórum clinico. Porém, deve ficar atento ao risco de apresentar em vários trabalhos caso seja selecionado, pois não terá como escolher o dia de apresentação e horários. 
OBS: Cada pôster , mesa demonstrativa, fórum e tema livre selecionado será avaliado e pontuado de acordo com o barema de avaliações dos professores avaliadores no momento da apresentação podendo atingir até a nota de 0,5 décimos que poderá ser usado caso o aluno vá para a final;
OBS: Caso o aluno esteja selecionado em mais de um trabalho, a nota do barema de avaliação que irá prevalecer no momento da apresentação será a maior.
INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DOS RESUMOS:
O resumo deve ser digitado em WORD e parágrafo único, com letra ARIAL NARROW, tamanho 12, espaço simples, no máximo 250 palavras e 10 palavras para o título que devem está em negrito e caixa alta e 3 palavras-chaves em negrito no final do resumo;
Os trabalhos devem ter, no máximo 06 (seis) autores, incluindo o(s) orientador (es), com os nomes escritos em CAIXA ALTA, nomes completos sem abreviaturas e com asterisco identificando o nome do apresentador (Ex: OLIVEIRA*, Viviane Maia Barreto de; SILVEIRA, Leandra Mendes.); ex. da ordem de  escrita: TITULO, AUTORES ALINHADOS À DIREITA, CORPO DO RESUMO e PALAVRAS – CHAVES;
Os TRABALHOS DE PESQUISA devem apresentar proposição, metodologia, resultados e conclusão. Os RELATOS DE CASO devem apresentar objetivos, desenvolvimento do caso e conclusão; REVISÃO DE LITERATURA: Introdução, Proposição e Conclusão; Para as MESAS DEMONSTRATIVAS: Objetivo, Material e Método, Resultados e Conclusões. Os Temas Livres devem abordar de forma geral o tema a ser apresentado com objetivos, desenvolvimento e conclusão;
O resumo deverá ser digitado em WORD e enviado para o e-mail da comissão cientifica que será respondido quando recebido para o email cadastrado pelo inscrito.
MESA DEMONSTRATIVA
Poderão inscrever-se: Acadêmicos da UNIME sendo  obrigatório que tenha um Professor ou Cirurgião - dentista como ORIENTADOR. São trabalhos teórico-práticos cuja apresentação deverá utilizar recursos auto-explicativos, como fotografias, modelos, instrumentos, etc. dispostos organizadamente numa mesa expositora, ilustrando o desenvolvimento de determinado trabalho ou determinada técnica operatória relacionados ao tema da apresentação.
Cada apresentação deverá ser feita em 10 minutos. Será fornecida uma mesa, tamanho 2,10m x 0,80m, forrada com toalha branca sendo de responsabilidade de cada equipe a forração e arrumação do espaço correspondente à sua mesa, sendo esta arrumação um dos critérios de avaliação do trabalho.
Pelo menos um dos autores deverá ficar disponível no local durante todo o tempo da exposição da MESA, para possíveis esclarecimentos e responsabilidade da mesma.
PÔSTER ACADÊMICO
Poderão se inscrever Acadêmicos de Odontologia da UNIME. Nesta categoria é obrigatório que tenha um Professor Orientador ou Cirurgião - dentista como orientador.
A confecção dos pôsteres seguirá as instruções deste regulamento. A apresentação será feita em 10 minutos.
Pelo menos um dos autores deverá ficar disponível no local durante todo o tempo da exposição do PÔSTER para possíveis esclarecimentos e responsabilidade do pôster.
Instruções para confecção dos Pôsteres
DIMENSÃO DO PÔSTER
  • O pôster deverá ter a dimensão máxima de 0,90 m de largura x 1,50 m de altura, montados inteiro (plotagem) e DEVE ESTAR NECESSARIAMENTE MONTADO EM CANALETAS RÍGIDAS, para que possam ser pendurados suspensos (sem fita adesiva);
  • CABEÇALHO DO PÔSTER;
  • Logotipo da Instituição na parte superior esquerda do pôster. Título do trabalho na 1ª linha, abaixo do título devem aparecer nesta ordem: 1º) autores, 2º) orientador (es), 3º) Departamento (se for o caso) e a Faculdade da qual fazem parte;
  • Os trabalhos devem ter, no máximo, 06 (seis) autores incluindo o(s) orientador (es), cujos nomes devem ser escritos em CAIXA ALTA, iniciando com o sobrenome do autor, nomes completos sem abreviaturas e com asterisco identificando o nome do apresentador (Ex: OLIVEIRA*, Viviane Maia Barreto de; SILVEIRA, Leandra Mendes.)
  • Também desta forma devem constar os nome dos professores orientadores (sobrenome e letras iniciais do pré-nome).
TÍTULO
  • Deve estar em caixa alta e ser exatamente o mesmo do resumo.
CORPO DO PÔSTER
  • A fonte utilizada deverá ser suficientemente grande para ser lida a 1m de distância. Devem constar os tópicos descritos no resumo: proposição, metodologia e resultados e conclusão (quando for pesquisa), com indicação da bibliografia (quando necessário), obedecendo às normas ABNT;
  • O painel deve ser auto-explicativo, organizar as informações de forma que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas, com o mínimo de texto e com o máximo de ilustrações (figuras, gráficos, tabelas, fotos, etc...), referir as ilustrações com fonte bibliográfica (quando necessário), obedecendo às normas ABNT.
TEMA LIVRE
Poderão inscrever-se Acadêmicos sendo obrigatório que tenha um Professor ou Cirurgião -dentista como ORIENTADOR. São comunicações destinadas a contribuições de caráter técnico-científico de interesse geral da Odontologia. A apresentação terá duração de 15 minutos e mais 05 minutos para perguntas e respostas.  AS APRESENTAÇÕES SERÃO SEQÜENCIADAStodos os apresentadores deverão estar preparados, pois o tema que não for apresentado será substituído pelo tema imediatamente posterior, sem mais oportunidade de apresentação.
FÓRUNS CLÍNICOS E CIENTÍFICOS
Poderão se inscrever Acadêmicos sendo obrigatório que tenha um Professor Orientador. Destinam-se às apresentações de casos clínicos interessantes (FÓRUM CLÍNICO) e trabalhos de pesquisa (FÓRUM CIENTÍFICO) relacionados à Odontologia. A apresentação terá duração de 15 minutos e mais 05 minutos para perguntas e respostas. AS APRESENTAÇÕES SERÃO SEQÜENCIADAS, todos os apresentadores deverão estar preparados, pois o tema que não for apresentado será substituído pelo tema imediatamente posterior, sem mais oportunidade de apresentação.

2 comentários:

  1. estudantes de outras universidades nao podem enviar trabalhos cientificos, ou eu entendi errado? :S

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  2. Olá Aderbal, infelizmente só da unime, será um evento interno. abraços

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